top of page

Bagagem

2018

A plataforma precisava de uma nova linguagem visual para conversar melhor com as pessoas usuárias e, dessa forma, aumentar suas métricas de adoção nos clientes

bgg5_f.jpg

Desafio

A plataforma voltada para jovens recém-chegados ao mercado de trabalho já performava bem em vendas, mas recebemos feedbacks de usuários sobre as ilustrações e identidade visual, que podiam ser interpretadas como muito descontraídas e até infantis em algumas empresas mais conservadoras.

Era preciso manter a estética moderna, mas buscar outras soluções visuais para a interface desse produto 100% web.

Objetivo

  • Aumentar taxas de adoção de usuários finais dentro dos clientes atuais.

Contexto

bgg1.jpg

O Bagagem é uma plataforma de treinamento online para jovens profissionais, que oferece conteúdos digitais e gamificação. Adotado por grandes empresas como Walmart.com, Johnson & Johnson, BMG e Roche, é uma alternativa aos tradicionais programas de estágio engessados e pouco interessantes.

A linha gráfica do Bagagem foi pensada para ser divertida e lúdica, mas acabou sendo considerada infantil por instituições mais conservadoras e até inadequada para jovens profissionais que querem se destacar no ambiente corporativo. Por isso, o plano foi reformular o visual da plataforma para atender a diferentes perfis de clientes.

Pesquisa

A partir dos feedbacks de pessoas usuárias, partimos para um plano de ação:
 

  1. Extensa pesquisa em busca de outros tipos de ilustração que poderiam constituir novas linhas gráficas para o produto.
     

  2. Validação interna e seleção de 3 identidades visuais distintas para testar com pessoas usuárias.
     

  3. Validação com pessoas usuárias para escolher linha gráfica vencedora.

bgg2_.jpg

Descobertas

Entendemos que valia a pena testarmos com as pessoas usuárias:
 

  • a identidade visual que já estava em uso

  • uma identidade visual completamente diferente, com um estilo de realismo mais artístico

  • uma identidade visual que fosse um meio termo, ainda lúdica, mas mais corporativa
     

Enviamos, então, a pesquisa para toda nossa base de clientes perguntando aos usuários qual o nível de satisfação com cada uma das linhas visuais apresentadas. Com o resultado vieram dois grandes insights:
 

  • os participantes gostavam do visual que já estava sendo utilizado

  • a opção diferentona foi a que mais dividiu as opiniões

bgg4.jpg
bgg4.jpg
bgg4.jpg

Solução

Ao analisar os resultados, a decisão tomada pela equipe foi manter o visual antigo e acrescentar o controverso como uma opção. Como a segunda opção não teve uma resposta muito expressiva, a melhor saída foi oferecer dois visuais completamente diferentes e deixar que o cliente escolhesse qual seria mais alinhado com o perfil da sua organização.​

 

Dessa forma, passamos a oferecer duas skins do Bagagem: a Pop e a Cool.

capas_case_bgg.jpg
bgg5_h.jpg
bgg5_e.jpg
bgg5_c.jpg
bgg5_g.jpg

Como a plataforma era inteiramente no estilo Pop, definimos que somente os conteúdos receberiam a skin escolhida (vídeos e exercícios). Assim, tivemos que redesenhar todas as páginas que não se referiam ao conteúdo (login, introdução, ranking etc) para que tivesse um visual neutro e pudesse abrigar os dois estilos.

Resultado

Após comunicar os clientes sobre a possibilidade da escolha das skins, tivemos uma resposta muito positiva.

 

Dos novos contratos fechados na época que lançamos a novidade, todos escolheram a skin Cool (nova) para usar no programa.

bgg5_d.jpg

Participação

Durante esse projeto, realizei as pesquisas de novos traços de ilustração e desenvolvi todas as opções apresentadas. Também desenhei toda a skin Cool aplicada ao conteúdo e as páginas neutras da plataforma, sempre em contato com o time de desenvolvedores para que a entrega fosse redonda. 

bottom of page